Juan Esteban Aristizabal Vásquez conhecido como Juanes, é um cantor, compositor e guitarrista colombiano.
Há algo neste rapaz humilde e sincero que não encaixa com a sua condição de "estrela". Este rapaz que não se separa nem um segundo da sua guitarra, fala sem medo e derrama amor em cada gesto, palavra e olhar. Há algo familiar e quente, muito humano e real, algo que vai mais além do carisma.
Entrevista retirada do site: http://www.radioalma.be/article.php?sid=158 (fragmento adaptado e traduzido por mim)
Converteste-te num nome conhecido internacionalmente, mas nunca cantaste em inglês. Como te faz sentir isto?
Sinto-me contente porque canto na minha língua, o espanhol, e para mim é muito importante permanecer perto do meu passado e das minhas raízes. Não vejo porque preciso de mudar se eu sou colombiano e a minha língua natural é o castelhano. Não é que não goste da música anglosaxona (de língua inglesa), porque gosto, só que a música é uma linguagem universal e portanto a gente pode conectar através da melodia mesmo que não entendam todo o significado das letras.
Quais são os temas principais das tuas canções?
Toda a minha música tem a ver com as experiências que tenho na minha vida, a minha família, a difícil situação em Colômbia ou no mundo inteiro. Para mim a música é uma reflexão da realidade, só preciso de sentir.
De que maneira pensas que a mensagem social que há nas tuas canções pode influir na gente ou ajudaria?
Eu penso que a música é como uma cura para a alma. Quando escrevo as minhas canções não tenho a intenção de mudar a gente, mas a música pode ser uma poderosa arma de paz. Eu só escrevo canções que têm a ver com a realidade e quando a gente se sente identificada, é essa a conexão. A música é importante para dizer histórias.
É difícil manejar o êxito e a família?
O mais difícil é estar longe da família, mas sei que eles entendem e respeitam o que faço. Tenho muito apoio por parte da minha família e penso que são uma grande fonte de inspiração para a minha vida em geral.
Esta é uma das canções mais conhecidas de Juanes: Qué pasa?
Sem comentários:
Enviar um comentário