






















O nome Wario vem da combinação das palavras Mario e warui (que significa mau em Japonês). Ele foi criado pela Intelligent systems para representar o Oposto de Mario. Por Isso pode ser Considerado o "W" em Vez do "M" uma vez que o "W" de cabeça para baixo fica o "M"
Sua primeira aparição foi em 1992 como adversário de Mario no jogo Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para Game Boy. Depois estrelaria sua própria série, a Wario Land. Em 2003, a Nintendo lançou a série Wario Ware, Inc., em que Wario compra um computador velho e abre uma empresa de games, convidando seus amigos Jimmy T., Mona, 9-Volt, Dribble e Spitz, Orbulon, Dr. Crygor e Kat e Ana. Cada jogo tem diversos mini-games.
Waluigi é a versão má de Luigi da mesma forma que o Wario é para Mario. Sua primeira aparição foi em Mario Tennis, para Nintendo 64. Como confirmado pela Nintendo da Europa, Waluigi é primo de Mario (e, consecutivamente, de seu irmão Luigi) e é o irmão de Wario.
Ele, juntamente com seu irmão, vivem em seu palácio com muita mordomia e cheio de tesouros (encontrados nas aventuras de Wario); localizado em um deserto perto de Mushroom Kingdom, como mostra as séries "Wario Land". Já na série Wario Ware, ele não aparece morando com o irmão Wario, e fica indeterminado onde ele possa estar vivendo.
Uma curiosidade é que o personagem Waluigi não foi criado pela empresa Nintendo, e sim pela Camelot, responsável por títulos como Mario Tennis e Mario Golf. Provavelmemte, a empresa desenvolveu a ideia para que Wario pudesse ter um parceiro lógico (como Mario tem Luigi, Peach tem Daisy, etc.) permitindo a ele jogar em duplas no título Mario Tennis. É provável que a Nintendo não usou muito esse personagem em suas séries, como Super Smash Bros. Brawl e Super Mario 64 DS pela mesma razão. Semelhantemente, a Camelot, em seu título Mario Tennis: Power Tour, colocou apenas Waluigi; entre Mario, Luigi, Donkey Kong e Peach; como o personagem jogável em seu jogo, deixando de fora seu irmão Wario.
Rosalina é sábia, gentil e uma boa mãe.Ela tem um profundo conhecimento do universo e se preocupa muito com as lumas. Rosalina também é uma amiga de Mario e Luigi, no final de Mario Galaxy ela ajuda a alcançar Bowser para salvar Peach.Mas devido a perda de sua mãe Rosalina tem uma sensação de solidão,mas que é preenchido com a companhia de suas filhas . Como a maioria dos jogadores, Rosalina goza de habilidades especiais, mas de uma forma muito humilde.Rosalina tem poderes especiais como visto em Super Mario Galaxy.Por exemplo, quando a energia é restaurada para o observatório cometa ela pode fazer um grande campo de força transformando-o em uma nave espacial.Alem disso ela é protegida por um campo de força que se assemelha a uma bolha pois quando o jogador tenta pular nela a bolha irá aparecer e pelo facto dela visitar o mundo cogumelo a cada cem anos ela parou de envelhecer.
O Professor Elvin Gadd ou apenas Professor E. Gadd é um personagem fictício da série Super Mario.
Ele é um inventor,componente da série Super Mario, parte essencial da história em alguns jogos como Luigi's Mansion ou Mario & Luigi: Partners in Time. Inventou alguns dispositivos úteis, são eles, F.L.U.D.D. (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device) e Poltergust 3000.
A primeira aparição de Yoshi foi no jogo Super Mario World,[2] para SNES, no qual Yoshi aparece como um típico dinossauro nativo em que Mario ou Luigi podem montar em cima, como em um cavalo, com o objetivo de Yoshi comer inimigos e de aumentar as habilidades dos heróis do jogo, permitindo-os ser atingidos por inimigos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Este jogo ganhou uma prequela intitulada Super Mario World 2: Yoshi's Island, para SNES, em que o jogador controla Yoshi, que desta vez é o personagem principal do jogo,[3] com o objetivo de proteger o Baby Mario (versão infantil do Mario) ao mesmo tempo em que avançam pelo jogo à procura do Baby Luigi (versão infantil do Luigi). Isto levou ao surgimento de uma série spin-off de jogos de plataforma estrelando Yoshi: Yoshi's Story para Nintendo 64,[4] Yoshi Topsy Turvy para Game Boy Advance,[4] e também Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS, para Nintendo DS.[4]
A primeira aparição de Yoshi em um jogo em 3D foi em Super Mario 64,[carece de fontes?] para Nintendo 64, como um personagem não-jogável. Neste jogo, Yoshi aparece no alto do castelo da Princesa Peach. O telhado do castelo pode ser acessado de várias formas, mas a maneira mais usada é quando o jogador consegue colectar todas as 120 estrelas, e um canhão do lado de fora do castelo será aberto, permitindo que Mario seja lançado para o alto do castelo, e ao chegar lá, ele se encontra com Yoshi [1]. Além de Super Mario 64, Yoshi aprece em mais 2 jogos em 3D de plataforma: em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS, desta vez como um personagem jogável,[5] e em Super Mario Sunshine, para Game Cube, onde ele pode ser montado por Mario, da mesma forma como em Super Mario World,[6] mas neste jogo, Yoshi não pode entrar na água[carece de fontes?] e só pode atacar inimigos cuspindo o suco de frutas que ele engole.[7]
Além dos jogos de plataforma, Yoshi estrelou 3 jogos de puzzle: Yoshi para NES e Game Boy, Yoshi's Cookie para NES, SNES e Game Boy, e Tetris Attack para SNES e Game Boy.[4] Yoshi também aparece em quase todos os jogos spin-offs da série Mario.
Yoshi aparece em todos os jogos da série Mario Kart como um personagem jogável, onde ele dirige seus karts que são geralmente de cor verde. Em Mario Kart: Double Dash!!, o formato de seu kart é muito semelhante a um Yoshi [2], e o formato uma das pistas, chamada "Yoshi Circuit", é muito semelhante ao formato do corpo do personagem, quando vista de cima. Além disso, Yoshi também aparece em todos os jogos da série Mario Party como um personagem jogável, e também em todos os jogos da série Mario Golf, exceto na versão para Game Boy Color. Yoshi também é jogável em todos jogos da série Mario Tennis, excepto no jogo Mario Tennis: Power Tour, para Game Boy Advance. Além destes jogos, Yoshi é jogável em todos os outros jogos de desporto do Mario.
Yoshi é um personagem jogável em Super Smash Bros para Nintendo 64,[8] e também nas seqüencias Super Smash Bros Melee para Game Cube,[9] e Super Smash Bros Brawl para Wii.[10] Yoshi, juntamente com outros personagens da séries de video-games Mario e Sonic the Hedgehog, aparecem no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games, para Wii e Nintendo DS.[11]
Yoshi também aparece em destaque no jogo Mario Is Missing!.[12]
O Toad original, de colete azul,cabeça branca e bolas da cabeça vermelhas.É representado por ser um servo e um escudeiro da Princesa; além de fazer várias outras tarefas, é mais comum encontrá-lo vigiando o interior do castelo. Apesar desta diferença, os Toads devem ser encarados como uma raça distinta do Mushroom Kingdom, e deve ser levado em consideração que eles (e elas) podem não só ser servos (como o original), mas sim viver normalmente, com rotinas, família, deveres, etc. (o manual do jogo Paper Mario refere-se aos Toads como um "povo cogumelo").
O nome Toad pode derivar tanto de toadstool (literalmente "cogumelo") como toady ("servo leal").
O personagem Toad (em japonês キノピオ Kinopio) é o tratador da Princesa Peach e protetor do Reino Cogumelo. É um personagem singular em uma espécie de seres semelhantes (assim como Yoshi). Ele já fez muitas aparições nos principais jogos da série Mario, mas ultimamente tem sido reduzido a um personagem jogável apenas nos títulos spin-off, enquanto Toadsworth retomou muitas das suas funções anteriores.
Toad é tanto um personagem único quanto um nome genérico que se refere a toda uma raça que habita o Mushroom Kingdom. Como definido nos jogos atuais, além dos Toads originais (de colete azul e com pintinhas vermelhas na cabeça), existem também: