Olá

Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:


" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"


domingo, 14 de novembro de 2010

O meu trabalho

  
 Tive que fazer um trabalho sobre vagas de calor e de frio, as informações eram difíceis de encontrar, foi por isso que, num gesto de boa vontade decidi postar aqui o meu trabalho (ou parte dele) para essas pobres almas de alunos que procuram informações para o trabalho sobre este tema:


Mas o que é uma vaga de Calor?

Existem muitas pequenas alterações na temperatura ao longo do ano, no geral temos as temperaturas médias bem definidas, entre 10 graus no inverno a 30/35 no verão, uma vaga de calor acontece quando a temperatura sobe mais do que o habitual, por exemplo, à um par de anos as temperaturas elevaram-se aos 40/42 graus, isso foi uma vaga de calor.

E uma vaga de frio, o que é?
                                           
É exactamente o contrário de uma vaga de calor, as temperaturas médias mais baixas (como mostrado no texto sobre as vagas de calor) estão normalmente em 5/7 graus nos momentos mais frios e um pouco mais baixo em terras lá para o Norte onde chega a nevar, à dois invernos e durante três ou quatro minutos nevou no Montijo, a temperatura era de -2 graus, isso foi uma vaga de frio, embora uma muito curta, um exemplo mais flagrante aconteceu o inverno passado, quando na Serra da Estrela as temperaturas desceram aos -12 graus negativos.



Porque acontecem?


No caso das vagas de calor são normalmente causas naturais apesar de muitas vezes acontecerem devido ao acontecimento natural, causado pelo homem com os seus poluentes, fumos, gases tóxicos etc
No caso das vagas de frio elas ocorrem quando uma massa de ar frio se desenvolve sobre uma região, descendo a temperatura dessa mesma região.


Quais as consquências de uma vaga de calor?

São muitas mas as principais são:
- O aumento de incêndios
- A desidratação de seres humanos que pode levar à morte
- As secas, pois os caudais dos rios diminuem e assim a falta de água chega a várias zonas
- A morte de plantações e de gado, um pesadelo para agricultores






E nas vagas de frio?

Nas vagas de frio são:

- Acidentes de viação por causa do gelo
- Hipotermia
- Queimaduras de frio
- Destruição de plantações (de novo)


Exemplos de vagas de calor:

A vaga de calor de 2003 na Europa foi uma das mais quentes, tendo afectado quase todo o continente europeu. Várias pessoas morreram devido a esta vaga de calor, e o país mais afectado foi França, onde morreram cerca de 14 mil pessoas. O total de mortes na Europa foi entre os 35 e os 50 mil. Nalgumas regiões as temperaturas chegaram perto dos 50 graus centígrados.
Em Portugal morreram apenas 13 pessoas e ocorreram muitos incêndios florestais. A temperatura registada mais elevada foi incrível, chegamos aos 48 graus centígrados em Amareleja no Alentejo!


Exemplos de vagas de frio: 

A vaga de frio fez-se sentir sobretudo na Europa de Leste, em particular na Ucrânia, onde morreram 53 pessoas. Esta vaga também chegou à Grécia e a Itália, na qual algumas regiões atingiram os 35 graus negativos, e onde o consumo de gás disparou por causa do aquecimento.
Em Portugal as temperaturas mínimas chegaram apenas aos 5 graus negativos, e em Lisboa nevou pela primeira vez desde 2 de Fevereiro de 1954!

Sem comentários:

Enviar um comentário

´