Olá

Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:


" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

São Martinho





São Martinho, adoro este dia, sempre assámos castanhas na escola, algumas em casa, no ar frio da noite enquanto ia-mos às compras, os vendedores de castanhas, poucas e baratas, enroladas num jornal (nada higiénico) mas quem se importa, nesse ar tão frio o calor das castanhas sabia tão bem, depois, em casa, em família fazíamos o nosso magusto  pessoal.




Agora, não, estou no 8º ano, entendo que não sejamos propriamente pequenos, não estamos na primária, não vamos fazer uma festa em que toda a gente traz doces mas,  ao menos esperava algo na biblioteca, o local onde se põe tudo sobre as épocas, fiquei até às 6 e meia da tarde a decorar a biblioteca com o tema Halloween (sou muito querido por lá, a biblioteca fechava às 5 e bem, foi um trabalho de uma turma de quem eu sou amigo), sai antes mas claro, queria ajudar, porque razão, desta vez não se meteu nada?

Talvez por terem passado doze dias desde o Halloween, não se fez, era complicado e confuso, devem ter eles pensado, mas esperava nem que fosse uma coisa pequena.

Mas não, afinal não, é uma pena,  este ano não demos um passeio mas ainda vamos achar 20 ou 30 castanhas o nosso magusto pessoal, pequeno mas acolhedor e no seio da minha família.


Adoro mesmo esta altura, oiço as castanhas a crepitar enquanto acabam de ser assadas, quase a ficarem prontas, tambem gosto delas cruas mas assadas são tão boas que me babo todo.

deixo-vos com a lenda

:Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. 

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. 

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. 

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. 

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! 
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. 

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho. 





Retirado do site da Junior


Mas falemos do tempo,  uau, estes 3 dias foram ventosos, pelo menos por aqui, na verdade o tempo piorou imenso nesse tempo, Deus estará chateado (hipótese pouco provável pelo menos para mim, sou Ateu) ou será o aquecimento global?


A minha mãe chama-me, as castanhas estão prontas,  Adeus:

Sild


Sem comentários:

Enviar um comentário

´