Porque são fixes e nos divertem, fim do post.
Não, só a brincar, de acordos com especialistas existem 3 coisas que nos fazem continuar a fazer uma tarefa e a ficarmos divertidos com ela, são esses:
Autonomia ( poder dizer o que fazer e quando o fazer)
Complexidade ( ser nem que seja um pouco complicado, para não ser só repetição e monotonia)
Conexão entre esforço e recompensa ( para nos recompensar e, bem para nos incentivar)
Agora avaliemos esses elementos na escola e no trabalho:
Primeiro autonomia, apesar de já ter falado disso quando falei sobre liberdade repito-me, diz-me, sendo sincer@ (a "arroba" simboliza o o/a), na tua escola tens, de consciência livre o poder de escolher o que fazer e quando o fazer, não! Tens, como em todas as escolas horários, aulas, isso tudo! No trabalho não é melhor, tens uma rotina, um horário e uma regra a cumprir, o que nos leva à...
Complexidade, na escola, é claro que para muitos é complexo, entender a matéria, ter boas notas mas, pessoalmente, como sobredotado (sim, sou, tenho uma inteligência, uma facilidade para ciências acima da média) a escola não me cativa, para muitos pode ser mas, para mim, 90% da matéria é só repetir o que sei desde, sei lá, hoje por exemplo dei matéria (A demografia) que conscientemente não sei quando aprendi mas que, sempre soube, a Demografia, para mim, sempre foi uma coisa que sabia, no mínimo desde a primária, de outro modo o estudo de como as população evolui em termos de números não tem segredos, ora, pestes, guerras e tal diminuem a população bons períodos aumentam-na, tem mais coisas mas basicamente é só isto, a única coisa que me dá algum desafio é EF e EV, na teoria sou bom, agora nas aulas práticas, não contem comigo. E temos o trabalho (para os adultos), sendo honestos agora, o trabalho da maioria das pessoas é uma rotina, 8 horas a fazer o mesmo, isso não é complexidade.
O que nos leva ao final, conexão entre esforço e recompensa, podem dizer que teremos recompensas, dinheiro para os adultos, boas notas para os alunos mas, ainda que isso seja verdade são recompensas a longo prazo, vais ganhando o dinheiro ou fazendo bons testes, claro mas só no final do mês ou quando a professora corrigir é que recebes o guito ou uma boa nota.
Agora comparado aos video jogos:
Autonomia: Aqui, tens autonomia, tendo por exemplo o Farmville, podes escolher o que plantar e quanto tempo até aquilo estar pronto (dependendo do que plantas), raios, em muitos jogos até podes escolher os teus defeitos e características, sendo que, o melhor desses jogos é os Sims, controlas pessoas, miniaturas de ti, tens autonomia sobre elas e, esqueçam, toda a gente sabe o que é os Sims.
Complexidade: Comparados à vida real os jogos são muito mais complexos, podes escolher que caminhos tomar (agora que penso nisso como na vida real), ser afectado por isso (como na vida real) e tens muitas side quests como o amor e o dinheiro (vida real de novo, Zing!) mas os video jogos não são só, bem, rotina, podes escolher caminhos diferentes todas as vezes que jogues, mesmo um simples jogo de tetris, sempre que jogas, sempre que reinicias o teu jogo é diferente!
Conexão entre esforço e recompensa: Bem, realmente este nem à palavras, na vida real existem recompensas a longo prazo, nos jogos, caramba é diferente, podes passar de nível num jogo, ficas imediatamente mais forte e rápido, esforças-te um pouco, imediatamente os benefícios demonstram-se, na vida real os esforços não tem recompensas imediatas!
Estive fora um pouco mas quando voltei alonguei-me, adeus:
Sild
Sem comentários:
Enviar um comentário