Olá

Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:


" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"


domingo, 3 de outubro de 2010

A execução Vietcong

Muito bem, conhecem esta foto?






Se não deveriam, é uma das fotos mais famosas do Mundo, o homem que a tirou ganhou um prémio Pulitzer em 1969, nela um general (Nguyễn Ngọc Loan) executa a sangue frio um prisioneiro, foi um dos factores que levou à paz e ao fim da guerra,
  O homem que a tirou, no entanto fartou-se de pedir desculpas ao general e até desejou nunca a ter tirado comentando "Naquele momento dois homens perderam a vida, o Prisioneiro e o general, que eu assassinei com a minha câmara".
  Mas porquê tanto arrependimento, afinal a fotografia mudou o mundo para melhor não? Na verdade...
   No tempo em que a foto foi tirada, o general era chefe da policia e o homem que foi executado a tiro era o lider de um esquadrão de assassinos Vietnamitas encarregado de matar policias Sul-Vietnamitas e se esses policias não fossem encontrados as suas famílias seriam mortas em vez dele.  
 O que a a foto não mostrava era que quando o lider do esquadrão fora encontrado estava perto de uma vala com 34 pessoas mortas lá despejadas, essas pessoas incluiam homens, mulheres e crianças. 
 O problema com a foto é que foi mal entendida, em vez de julgarem o general como santo julgaram-no como um assasino a sangue frio,  quanto ao general ele construia Hospitais, emigrou para a América e geriu uma pizzaria até a obrigarem a fechar quando lhe descobriram a identidade, nada que se pareça um assassino!
 
Mas esta situação levantou imensas questões na minha mente, nem tudo é o que parece, podes não ter feito nada mas se estás no local errado à hora errada podes ser acusado, não tendo a certeza todos nós pressupomos, às vezes enganamo-nos, é óbvio mas não podemos deixar que um mau entendimento nos deite abaixo ou a qualquer outra coisa! Podemos acusar alguém injustamente mas também podemos pedir desculpa, o primeiro passo para o perdão é admitir que erramos. 



E agora que estou a ficar todo filosófico é altura de me despedir, até à proxima:
SIld

  


Sem comentários:

Enviar um comentário

´