Muito bem, conhecem esta foto?
Se não deveriam, é uma das fotos mais famosas do Mundo, o homem que a tirou ganhou um prémio Pulitzer em 1969, nela um general (Nguyễn Ngọc Loan) executa a sangue frio um prisioneiro, foi um dos factores que levou à paz e ao fim da guerra,
O homem que a tirou, no entanto fartou-se de pedir desculpas ao general e até desejou nunca a ter tirado comentando "Naquele momento dois homens perderam a vida, o Prisioneiro e o general, que eu assassinei com a minha câmara".
Mas porquê tanto arrependimento, afinal a fotografia mudou o mundo para melhor não? Na verdade...
No tempo em que a foto foi tirada, o general era chefe da policia e o homem que foi executado a tiro era o lider de um esquadrão de assassinos Vietnamitas encarregado de matar policias Sul-Vietnamitas e se esses policias não fossem encontrados as suas famílias seriam mortas em vez dele.
O que a a foto não mostrava era que quando o lider do esquadrão fora encontrado estava perto de uma vala com 34 pessoas mortas lá despejadas, essas pessoas incluiam homens, mulheres e crianças.
O problema com a foto é que foi mal entendida, em vez de julgarem o general como santo julgaram-no como um assasino a sangue frio, quanto ao general ele construia Hospitais, emigrou para a América e geriu uma pizzaria até a obrigarem a fechar quando lhe descobriram a identidade, nada que se pareça um assassino!
Mas esta situação levantou imensas questões na minha mente, nem tudo é o que parece, podes não ter feito nada mas se estás no local errado à hora errada podes ser acusado, não tendo a certeza todos nós pressupomos, às vezes enganamo-nos, é óbvio mas não podemos deixar que um mau entendimento nos deite abaixo ou a qualquer outra coisa! Podemos acusar alguém injustamente mas também podemos pedir desculpa, o primeiro passo para o perdão é admitir que erramos.
E agora que estou a ficar todo filosófico é altura de me despedir, até à proxima:
SIld
Sem comentários:
Enviar um comentário