Olá

Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:


" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"


sábado, 23 de outubro de 2010

Tsunamis como saber as possibilidades de um acontecer

Eu tenho medo de agulhas (como já revelei) mas também de desastres naturais, o que é perfeitamente razoável, um meteorito pode cair, um sismo acontecer ou um vulcão entrar em erupção em qualquer momento.
Embora,  não aja um vulcão perto do local onde moro existe um que tenho que admitir a minha terra tem todas as condições para sofrer de um destes, falo, é claro de um Tsunami.
  Ora o Tsunami é uma enorme massa de água em forma de onda gigante que devido a um fenómeno externo (na maioria das vezes) é empurrada para terra, inundando tudo à sua passagem.
    Primeiro tens que saber se é provável que um tsunami atinja a tua região, se moras no Alentejo é pouco provável mas, de qualquer maneira eis como saberes:

  • Primeiro, tens que ver se estás perto do mar e, numa menor escala perto de um rio, fica preocupado  se a tua terra tiver uma praia (confirma para mim, ui, até agora parece ser provável)
  •  Mesmo que vivas perto do mar ou de um rio vê a elevação, é pouco provável que sejas atingido se vives num monte (infelizmente moro numa terra quase ao nível do mar, pobre de mim)
  • Vê se um tsunami já passou pela tua terra, claro que isso não te garante segurança pois nada é certo mas se já passou pode voltar a acontecer, se não sabes, procura pela net e/ou alternadamente numa biblioteca (nem precisei de pesquisar ouve um em 1755 na minha terra)
  • Os edifícios da tua cidade são  Anti-tsunami? Se são provavelmente espera-se que um possa ocorrer.
  • Existem muitas mais mas em Portugal basicamente são só estas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

´