Páginas
Olá
Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:
" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:
" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Os 3 ideais- igualdade, liberdade , fraternidade- Oh a ironia
Certo, em 1792 foram implantados em França os 3 ideais: Liberdade, Fraternidade e claro Igualdade, fizeram-no através de uma revolução onde cortaram a cabeça do imperador e blá blá blá.
Deixemos a história por agora, o final foi que o imperador foi substituído e viveram felizes para sempre (não realmente mas não interessa), o que interessa é a ironia de que, apesar de já terem passado mais de duzentos anos os ideais continuarem a não serem utilizados.
Vamos tomar por exemplo a escola, a ironia é que apesar de supostamente espalharem estes ideais desrespeitam-nos no seu dia a dia, que incrível que isto é!
Primeiro Igualdade, a escola é igual para todos, podem-no dizer mas reparem que os professores têm salas para eles, acesso a informações pessoais dos alunos, o poder de controlar os alunos nas aulas (que viola directamente a igualdade e a liberdade) e ainda são pagos, quer diazer, nós somos obrigados a vir à escola todos os dias pois temos que aprender e eles vão para mandar em nós e são pagos por isso, além disso, tem um ministro e um ministério, onde está o ministério dos estudantes?
Segundo, Liberdade, não me venham falar disso, liberdade envolve termos o poder de tomarmos as nossas decisões, claro, na realidade ninguém nas pode tirar pois está incrustada em nós, temos sempre o poder de tomar decisões mas, liberdade, qual o quê, temos horários, salas predefinidas, estamos presos dentro de um recinto e cercados por grades, pode ser subtil mas para mim o significado está à vista, isto é uma prisão de ensino, divertida por vezes mas ainda assim uma prisão, os horários e as salas, obrigatórios restringem-nos a liberdade, ainda podemos baldar-nos mas as consequências por escapar a uma aula são enormes, como numa prisão!
Fraternidade é melhor, existem muitos professores fixes dos quais não me posso queixar mas existem sempre aqueles professores que embirram com as pessoas, aqueles professores que nunca são fraternais com os alunos, não convivem, estão lá para ensinar e são uma espécie de tiranos por assim dizer.
E finalmente as avaliações, testes e similares, se somos todos iguais porquê avaliarmos-nos, acho inútil avaliar uma pessoa pela sua capacidade física ou talento artístico.
Felizmente a minha escola não é assim, tenho bons professores, aulas divertidas que ninguém se importa de ter e somos todos iguais, tirando o ordenado mas o s`tores da minha escola trabalham muito e merecem.
Estou a falar daquelas escolas em que os professores vão para as aulas e quase não trabalham, não gostam de ensinar e projectam-no nos seus alunos, descarregando.
E a escola é só um exemplo, infelizmente qualquer organização sofre de falta destes ideais, mas é a sociedade actual, não o podemos evitar existe sempre alguém mais poderoso que nós e que trabalha menos e ganha mais, só acho injusto mas é a nossa sociedade actual, impossível de modificar, é a mesma desde sempre e sempre o será, diminui algumas coisas mas continua com a mesma base desde 1800, desde o ano 0, desde os gregos e desde o inicio da sociedade actual, podemos mesmo dizer quão irónico é que, neste tempo em que os humanos dominaram a tecnologia e conseguiram dobrar as fronteiras e as dificuldades da separação geográfica através da internet do msn e de aparelhos similares, de como podemos espalhar a nossa opinião ao fazer um clique num botão, no como podemos encontrar pessoas com os mesmos gostos apenas com um toque e uma simples pesquisa no facebook ou num forum continuamos a ser, sensivelmente ainda os mesmos bárbaros de sempre.
Uau isto foi profundo bem adeus:
Sild
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário