Olá

Sejam bem vindos ao meu blog, As crónicas do Caldeira, eu sou o Sild criador do Blog.
Espero que se divirta no Blog a ler de tudo, vejam tambem os posts do meu bom amigo David.
Comentem (se quiserem), divirtam-se e não se esqueçam do nosso lema:


" Pouco a pouco enche o blog o paco de Diversão"


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boccia

Boccia é um desporto jogado entre duas pessoas ou duas equipas, sendo quatro boccias (bolas) para cada jogador, ou quatro por equipa, sendo duas para cada jogador.

O desporto consiste em lançar boccias e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. O comprimento do campo de jogo) é 24 metros. A maioria de pessoas que pratica o desporto é composta de idosos, mas o quadro vem mudando nos últimos anos com a adesão de jovens.

A origem do boccia (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Egipto e na antiga Grécia, em que se usavam pedras redondas.

As boccias são feitas de madeira ou de resina sintética, e são atiradas sobre um campo de terra batida ou sintéctica.

Numa disputa, entre duas pessoas, visa-se o lugar mais próximo ao "bolim", concorrido com arremessos de 4 boccias cada jogador e a posterior contagem dos pontos.

Inicia-se a jogada com o arremesso do bolim pelo jogador que conseguiu mais pontos na partida anterior. Cabe-lhe, igualmente, o direito de arremessar a primeira boccia. Quando uma está no "ponto" mais próximo do bolim, faz com que seu adversário jogue suas boccias até conseguir o ponto para si, ou seja lugar mais próximo ao bolim.

Antigamente eram permitidas as "lagarteadas", isto é arremessar a boccia com força rolando em vez de arremessá-la pelo ar. Actualmente as regras determinam distâncias específicas para as áreas a serem atingidas pelas boccias.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bocha
"O Bolim" – Nº 35 de 10 de Dezembro de 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário

´